segunda-feira, 29 de junho de 2015

São Vicente: Terceira edição do Kavala Fresk Feastival com nova imagem

.  A Mariventos apresentou ao início da noite de hoje, em São Vicente, a terceira edição do Kavala Fresk Feastival, a realizar-se no dia 25 de Julho, no Mindelo, com destaque para a nova imagem do certame.
Criada pela artista Karine Silva, a nova imagem de marca do Kavala Fresk Feastival é representada sob a forma de uma cavala, que “espelha a cultura” com “os pés” de Cesária Évora, um chapéu de chef de cozinha, os desportos náuticos, uma coroa a simbolizar a cultura e a palavra família escrita de forma artística.
Segundo Kisó Oliveira, representante da empresa Mariventos, a anatomia do Kavala Fresk Feastival deste ano engloba seis pilares, a gastronomia, com as áreas de restauração, o “info”, que este ano acolhe um ‘workshop’ de culinária com o chef internacional João Silva, e o lançamento de segunda edição do livro de receitas de cavala, previsto para o dia 06 de Julho em Lisboa, Portugal.
O terceiro item, “play”, está relacionado com os desportos náuticos com a participação no festival, à convite do Mariventos, da presidente do Comité Olímpico de Cabo Verde, Filomena Fortes, com objetvo de estudar as possibilidade de estabelcer pareciras visando o desenvolvimento dos desportos nauticos na ilha.
Kisó Oliveira dá destaque, no quarto item, à "cultura", para as actividades como música e teatro que irão decorrer no dia 25 de Julho, sendo cabeça de cartaz o artista Grace Évora, por se tratar de homem ligado à comunidade piscatória de Salamansa  e à cultura.
Para além desses itens, o programa contempla o pilar “lab”, que diz respeito a uma parceria com o Instituto do Desenbvolvimento das Pescas (INDP) para passar a informação científica da importância da pesca sustentável e da implementação das novas medidas de captura da cavala.
Esta vertente engloba visitas às vilas piscatórias de São Vicente para a realização de acções de sensibilização junto a essas comunidades, declarou Kisó Oliveira.
E, por último, foi apresentado o item “família”, do qual consta a realização de programa para crianças, como teatro e passeio de barco.
O Kavala Fresk Feastival, segundo os organizadores, tem por objectivo criar um produto gerador de rendimento, consolidando São Vicente como um destino turístico, promovendo a gastronomia como produto cultural e turístico.
Outros objectivos passam pela promoção do empreendedorismo jovem e o incremento de actividades culturais no desenvolvimento e crescimento económico de São Vicente.
Na 1ª edição, realizada em Julho de 2013, a organização estimou que mais de 10 mil pessoas passaram pelo roteiro gastronómico da Avenida Marginal, e consumiram cerca de 3000 quilogramas de cavala, altura em que o evento foi distinguido com o Green Project Awards, na categoria de Iniciativa de Mobilização.
Em 2014, por ocasião da 2ª edição, registou-se o alargamento da programação, que durou cerca de uma semana, e a organizou estimou em 30 mil o número de pessoas que passaram pela Avenida Marginal.
Em Outubro de 2014, a Mariventos, organizadora do feastival, marcou presença o Slow Food International, em Milão, Itália.


Fonte: Inforpress

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